- Apresentação
- Justificativa
- Metodologia e Formatação
- Objetivos e Metas
- Cronograma de Trabalho
- Equipe
Apresentação [topo]
Porto Seguro, até nos meados da década de setenta do século XX, tinha se transformado numa pequena cidade com cerca de 10 mil habitantes e vivia perdida no litoral do sul da Bahia, ligada apenas pelos navios de cabotagem ou estrada de terra com difícil acesso em que a viagem durava dias.
Com as obras da rodovia BR-101 e a construção da BR-357, que liga Eunápolis a Santa Cruz de Cabrália passando por Porto Seguro, a cidade foi descoberta para o turismo de massa e, desde então a cidade é invadida todos os anos por mais de um milhão de turistas.
Com isso, a cultura popular da localidade: suas festas populares, suas histórias e sua tradição foram “esmagadas” pela cultura “estrangeira” trazida de fora pelos novos forasteiros.
Hoje, a identidade cultural de Porto Seguro é formada pela pluralidade de pessoas oriundas de todos os cantos do Brasil e do mundo, estando a grande maioria apenas de passagem.
Essa situação cria uma miniatura de “caldeirão cultural”, mistura de várias culturas, sendo ideal para pesquisar a produção artística, principalmente a música produzida numa situação privilegiada como essa.
Vários jovens em situação de risco, sem emprego, tentados pelas drogas e sem muitas perspectivas de futuro, têm através da música, mostrado que a arte pode ser o caminho para os que têm talento e perseverança.
Dentro de uma dinâmica histórica onde grupos, instituições e movimentos sociais vêm constituindo um processo de auto-organização e de comunicação, os jovens vêm ocupando espaços criados por eles mesmos, festas, gravações domésticas e até mesmo a internet, o grande canal de comunicação dos jovens.
Justificativa [topo]
A participação popular implica uma decisão política e o emprego de metodologias operacionais que o favoreçam. Em matéria de comunicação, não basta incentivar o envolvimento. É necessário criar canais para tanto e mantê-los desobstruído, alimentando cada vez mais a demanda por informação e cultura.
Metodologia e Formatação [topo]
A Know How Produções vem através de suas realizações sendo um desses canais aumentando as possibilidades para os jovens artistas. O Projeto Jovens Talentos pesquisa, cataloga, produz, divulga e promove o jovem artista e sua produção através de eventos e da Alternativa OnLine, uma estação de rádio web onde é possível monitorar através dos acessos, a reposta dos ouvintes internautas através de seus comentários.
Objetivos e Metas [topo]
O objetivo do projeto é transformar a Know How Produções, uma produtora incipiente, sem recursos e tocada por alguns poucos profissionais idealistas e abnegados, numa estrutura auto-sustentável que além de possibilitar a produção, divulgação e promoção de jovens talentos, possa realizar trabalhos de inclusão social com oficinas audiovisuais para crianças em situação de risco, para que no futuro elas mesmas possam através do envolvimento e absorção de conhecimento, criar novos canais para a divulgação de sua arte e cultura e, com isso poder participar ativamente do processo da História.
Para isso, a meta é conseguir uma pequena estrutura laboratorial, porém bem equipada, para a realização das oficinas e também a produção artística dos jovens talentos através da gravação de vídeos, músicas e cd’s e a divulgação através da Alternativa OnLine, uma rádio web.
Cronograma de Trabalho [topo]
As etapas do projeto serão realizadas seguindo o seguinte cronograma:
- Montagem dos laboratórios de áudio e vídeo
- Atividades para pesquisa e identificação dos jovens talentos
- Oficinas de envolvimento, participação e aprendizado
- Seleção dos jovens talentos para a realização dos trabalhos e promoção.
Equipe - Coordenadores [topo]
- Malu Estevão - Jornalista
- Kenji Yamakoshi - Publicitário e videomaker